Felizmente é necessário um Estudo de Impacto Ambiental para colocar o Metro na Avenida da Boavista.
A decisão de colocar o metro na Av. da Boavista já é um pouco estranha, mas fazê-lo à superfície é que me parece uma enorme burrada.
Em primeiro lugar, acho mais importante construir uma linha que sevisse as universidades no Campo Alegre, a Universidade Católica, os bairros da Pasteleira, Aleixo, a Foz, etc, do que colocar o metro na Avenida da Boavista. Uma proposta, aliás, defendida pelo inimigo nº1 de Rui Rio: Luís Filipe Menezes.
Em segundo lugar, a fazer na Av. da Boavista, só pode ser subterrâneo e nunca à superfície. O exemplo que temos no início da avenida, em frente à Casa da Música é bem ilustrativo como vai ficar a Avenida mais importante do Porto: passeios estreitos, ausência de estacionamento ao longo da avenida, confusão nos cruzamentos. Para isto eu prefiro não ter metro na Avenida da Boavista!
A necessidade de haver um EIA faz com que esta linha não esteja pronta antes de Julho de 2006 e, mais importante, seja necessário um período de discussão pública.
Pode ser que o Dr. Rui Rio ceda um bocadinho nesta questão... A esperança é a última coisa a morrer...
4 comentários:
Esta linha da Boavista é mesmo um bocado estranha. Já uma vez falaste aqui sobre a sua escolha sobre a do Campo Alegre ... Enfim, ao menos com o EIA não corremos o risco que mandem embargar a obra a meio!
Não projectar uma linha de Metro que sirva uma das zonas mais populosas da cidade é um erro crasso. A Avenida da Boavista ficaria bem servida com o regresso do eléctrico. Um eléctrico moderno - é claro - integrado na futura rede de eléctricos que na baixa vai sendo, a passo de caracol, reconstruida.
Concordo com o Almeida em termos um eléctrico moderno a servir a Avenida da Boavista e na Avenida do Brasil até à baixa.
Na minha opinião é mais importante haver metro que sirva o polo universitário de Campo Alegre e toda a zona habitacional envolvente a esta rua (SUBTERRÂNEO) a termos um metro na avenida da Boavista a bloquear todos os cruzamentos, a retirar estacionamento e estreitar passeios!
Não percebo qual o interesse desta câmara em fazer esta obra. ou melhor só consigo ver um: mostrar obra feita antes das eleições...
Um metro à superficie acaba por ser uma ideia estranha... A Refer está a terminar com todas as passagens de nivel e a encontrar soluções subterraneas para os carros... Com metro à superficie os acidentes poderão ser muitos e engarrafamentos então... e para os peões? Á porta do Rosário por exemplo passará a ser horrivel! Mas aparentemente não há alternativas :( Cumprimentos SonecasS do http://melhorqueprozac.blogs.sapo.pt/
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