segunda-feira, novembro 07, 2005

CasaPorto transforma edifício devoluto dos Aliados em hotel de luxo

A antiga Pensão Monumental, em pleno coração da cidade do Porto, vai voltar a abrir portas durante alguns dias, mas desta vez transformada num fabuloso hotel de luxo/charme com uma área total de 3000 metros quadrados. Ao longo dos quatro primeiros andares, uma linha condutora fará ligação por 20 espaços, nomeadamente 15 suites, uma cozinha com mais de 90 metros quadrados e um restaurante-bar. O novo hotel da cidade está, porém, vedado a hóspedes e consiste numa exposição de design de interiores na qual participam arquitectos, decoradores e designers.
Individualmente, a maioria dos espaços da exposição CasaPorto são passíveis de ser adoptados em casas particulares e esse é mesmo um dos objectivos. O evento pretende ainda proporcionar ao visitante um outro olhar na reinterpretação do espaço urbano, influenciar as tendências e apresentar novas propostas. João Silva defendeu que ao visitarem a mostra “as pessoas vão sentir-se num espaço muito real, como se estivessem de facto a visitar um palacete transformado em hotel”. O responsável desvendou ainda que “não se irão sentir de maneira nenhuma numa exposição tipo feira”.
A colaboração entre a CasaPorto e a Porto Vivo não se irá esgotar na exposição da Pensão Monumental e ficou mesmo definido logo de início que as intervenções seriam na Baixa. Quando a mostra terminar, o edifício estará totalmente reabilitado quer ao nível de fachada quer de interiores. Deixará de ser um monstro devoluto e abandonado. A CasaPorto admite o aparecimento de um projecto para utilização do imóvel a curto prazo, dado que em Lisboa o desfecho das requalificações tem sido esse.
Entretanto, a exposição na Pensão Monumental poderá ser visitada entre os dias 12 e 27 de Novembro, todos os dias das 12 às 20h e às sextas-feiras e sábados até às 24. O restaurante-bar estará operacional e a servir almoços e jantares.

(O Primeiro de Janeiro)

Sem comentários: