sexta-feira, novembro 18, 2005

Ota vai retirar 16 por cento dos turistas a Lisboa

O que vai causar um prejuízo superior a 96 milhões de euros por ano só no sector hoteleiro. Impacto também se fará sentir nos sectores das viagens aéreas, restauração e comércio em geral. Estudo terá sido apresentado ao Governo em 2000, mas nunca foi divulgado

A construção do aeroporto internacional de Lisboa na Ota provocará uma perda de 16 por cento do total de turistas na região, noticia hoje o semanário Independente, citando um estudo que, escreve, "o Governo guarda em segredo desde 2000".
Segundo o jornal, em 2000 o então ministro do Equipamento, Jorge Coelho, encomendou, a pedido da Associação de Turismo de Lisboa, um estudo à consultora Roland Berger & Partners que nunca divulgou e que revela "o impacto devastador do aeroporto da Ota no turismo de Lisboa".
(...)
"As estimativas apontam para uma perda de 50 por cento dos turistas estrangeiros do segmento de "estadas curtas+", um dos "segmentos mais importantes do turismo na capital", uma consequência do "efeito de dupla periferia", acrescenta o Independente.
Em causa está a distância que separa a capital do "centro de mercado europeu" (cruzamento dos eixos de Barcelona, Madrid, Paris, Londres, Amesterdão, Roma, Milão, Munique e Berlim), do qual Lisboa dista 2:32 de viagem aérea, e a distância que separará o novo aeroporto da cidade de Lisboa (53 quilómetros).
"Na Europa, só Dublin tem um aeroporto mais longe da capital (56 quilómetros)", acrescenta o estudo citado por O Independente.
Sublinhando que "79 por cento dos turistas que visitam a região de Lisboa chegam por via aérea", o jornal adianta que a Roland Berger & Partners afirma que "a proximidade do aeroporto da Portela do centro da cidade de Lisboa constitui uma vantagem competitiva", porque os custos da viagem aérea "são compensados com custos menores na deslocação terrestre".
Segundo o jornal, o governo já gastou cerca de 12,7 milhões de euros em sete dezenas de estudos, 6,6 milhões dos quais financiados por Bruxelas, reservando o Programa de Investimentos em Infra- Estruturas Prioritárias mais 650 milhões de euros para novos estudos.
O projecto de investimento no novo aeroporto internacional de Lisboa vai ser apresentado na próxima terça-feira, numa cerimónia que contará com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates.


Notícia no Portugal Diário

Agora irão certamente negar a existência de tal estudo...

Sem comentários: