quarta-feira, novembro 16, 2005

Mais uma a juntar às más notícias para a região Norte...

A CP vai cancelar o serviço Intercidades Porto-Régua! O tempo de percurso vai aumentar, ficando a Régua a mais de duas horas do Porto! Segundo o Público, esta distância poderia ser percorrida em hora e meia se a CP utilizasse locomotivas mais potentes na Linha do Douro.
Lendo o artigo do Público até fico incomodado com a forma como a CP lida com os clientes. De forma a compensar a empresa CP-Porto, vão prejudicar a CP-Regional, obrigando os passageiros a a fazer o transbordo para os suburbanos: no caso da ligação de Marco de Canaveses "a CP-Regional assegura o transporte dos passageiros até Caíde e a CP-Porto leva-os até Campanhã": o cliente que se lixe!

Mas esta palhaçada não fica por aqui. "A CP vai também cortar a meio a linha do Minho, fazendo uma ruptura de carga em Nine. Cerca de 20 comboios diários de e para Viana do Castelo e Valença terão origem e destino naquela estação (Nine) e não em Campanhã, quebrando-se uma prática com mais de cem anos em que os comboios para o Minho eram directos".

Continuando para Bingo:

"A ligação a Vigo mantém-se mas a CP deu uma ajuda para a sua extinção a curto prazo depois de o não ter conseguido fazer em Junho passado devido aos protestos dos autarcas da região e da Junta da Galiza. Agora, em vez de duas circulações diárias em cada sentido, passa a haver uma e o comboio passou a ser um simples inter-regional que multiplica o número de paragens. Resultado: entre Porto e Valença em vez das suas horas actuais passa a demorar entre duas horas e meia e duas horas e 48 minutos." Depois será até mais fácil argumentar não se fazer o comboio de velocidade alta até Vigo por falta de passageiros...

No meio disto tudo até passa despercebido o único aspecto positivo (mas, mesmo assim insuficiente) que é a redução em 10 minutos na distância entre o Porto e Lisboa...

Sem comentários: