sábado, novembro 19, 2005

Urgente a Ligação Porto - Vigo

Vale a pena colocar aqui a posição de Rui Rio (finalmente começa a assumir o seu papel de presidente da principal cidade da região Norte de Portugal!), que saiu hoje no "O Primeiro de Janeiro".

(...) Rui Rio criticou o actual Governo socialista por “não querer fazer o único bocadinho que falta” no mapa da linha de TGV entre a Corunha e Badajoz, atravessando Portugal. “A ligação Corunha-Vigo está a ser feita. Já tem troços construídos. Não faz sentido nenhum deixar de fora o único bocadinho de 120 ou 150 quilómetros que eles [actual Governo português] não querem fazer, entre o Porto e Vigo”, frisou Rui Rio.

Para o autarca social-democrata, está também em causa “a própria rendibilização do Aeroporto de Pedras Rubras”, que recentemente recebeu investimentos vultuosos que tinham em perspectiva a atracção do mercado galego.

O presidente da Câmara do Porto recordou que a ligação Porto-Vigo em “comboio de grande velocidade, a 200 quilómetros à hora e não a 300, para que possa parar em Braga”, foi aprovada por unanimidade pelos autarcas dos 18 municípios do Eixo Atlântico (nove portugueses e nove galegos). Na opinião de Rui Rio, as recentes decisões do Governo sobre o TGV, o Metro do Porto e o Aeroporto da Ota são “sintomas maus em relação ao Norte do país”.

“Devemos estar atentos à forma como o Governo olha para o Norte do país como parte integrante de Portugal”, sublinhou o autarca, temendo o “regresso àquilo que é a tradição portuguesa de tudo concentrar em torno de Lisboa”. “Aquilo que o ministro [das Obras Públicas] Mário Lino conseguiu foi unir toda a gente contra ele, do PSD, PS, PSOE [Partido Socialista Operário Espanhol], PP espanhol e Partido Nacionalista Galego”, afirmou. (...)

link directo para o artigo completo no "O Primeiro de Janeiro".

Sem comentários: