terça-feira, novembro 29, 2005

Prós & Contras

O Prós e Contras é um espaço de debate que já ganhou reputação tal que tem sempre convidados de elevada importância neste país. Nãohá praticamente um programa que não leve lá um ministro para debater assuntos relacionados com a sua actividade. O Prós & Contras de ontem não foi excepção. Estiveram lá presenteso ministro Mário Lino, o presidente da Câmara de Lisboa Carmona Rodrigues, o presidente da Tap Fernando Pinto e um especialista no tema prof. Viegas e, em part-time, Ludgero Marques.

Deste P&C, tirei as seguintes notas:
- basta um "pequeno" desvio no custo da obra para que se ponha em causa a viabilidade da mesma.
- Fernando Pinto prevê que o aeroporto de Pedras Rubras possa ser também um mini-hub... mas logo a seguir já falavam em como as pessoas do Porto facilmente chegariam a Ota de comboio...
- o "shuttle" que irá fazer em 17 minutos a ligação entre a Gare do Oriente e a Ota irá utilizar a linha do Oriente, pressupondo o menor fluxo nessa linha com o TGV (não sabia que o Pendular ia ser abandonado... depois do investimento brutal que foi feito nos últimos anos)
- os yes men na plateia a babarem-se por cada gracinha do sr. Lino

- o sr. Lino a comparar 70 (?) km de metro no Porto com os 35 de Lisboa, quando se esquece que se quer fazer essa comparação tem de incluir as linhas de Sintra e Cascais nas contas;
- Carmona Rodrigues muito mal preparado para a discussão (ainda para mais sabendo que foi ministro das obras públicas há bem pouco tempo)
- Foi Ludgero Marques que teve de dar a car a defender os nossos pontos de vista e interesses.
- Onde estava Rui Rio? Não esquecer que é presidente da Junta Metropolitana.

Sem comentários: